terça-feira, janeiro 17, 2006

TEORIA DE MASLOW

Teoria de Maslow - A Hierarquia das Necessidades
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação.
Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos.
Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.
Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se as suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização):


No topo = necessidades de auto realização
Nível superior = necessidade de status e estima
Nível intermédio = necessidades sociais (afecto)
Nível inferior = necessidades de segurança
Nível de base = necessidades fisiológicas

De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc.

As necessidades de segurança constituem a busca de protecção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo.
As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afecto e amor.
A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.
A necessidade de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

Tudo isto para dizer o seguinte:

1º: Não tenho a obrigação nem a pretensão de ser abrangente neste blog ou de realizar aqui uma plataforma de discussão de temas da justiça, sem contudo excluir que o possa fazer pontualmente;

2º: O resto é explicado pela teoria de maslow, que acima relembrei aos mais distraídos.

Por isso, caro amigo Fraga (este post é-lhe dedicado) quando diz que a minha "perspectiva da profissão está limitada à expectativa da progressão económica da carreira" não anda longe da verdade: Estando próximo do nível básico (com o perdão daqueles que verdadeiramente lá estão!) como posso elevar-me às estratosferas intelectuais? Percebe?

Obrigado pela visita.
(p.s.: Visitei e gostei do que já escreveu no seu blog. Continue. Abraço)

5 comentários:

Fraga disse...

Não esquecida.

A questão não é pessoal. É social.

Instalou-se na sociedade o descrédito na Justiça.

Qual a função deste Ministro da Justiça? (Já esqueceu Macau?)

O ataque é ascendente. Não espere facilidades.

Pequeno exemplo: Dois anos para pagar turnos ao Juiz de Direito?

I N T E I R O S disse...

Dentro de mim há esperas que se ausentam por momentos.

xavier ieri disse...

Pois dentro de mim há ausências que eu espero a todo o momento...

Sónia Sousa Pereira disse...

lol!!!

Cleopatra disse...

A questão é CULTURAL!!!