quarta-feira, setembro 30, 2009

UM NOVO HINO NACIONAL

Ouvi hoje na televisão que está em curso uma distribuição de senhas da Cáritas que podem depois ser trocadas por comida nos supermercados.

Lembro-me dos meus avós relatarem estes mesmos procedimentos de caridade, também pela Cáritas, nos tempos do Estado Novo, em plena época fascista e miserável.

Como é possível voltar-se ao mesmo, com trinta anos de um Estado que se diz democrático, baseado na dignidade da pessoa humana e que se diz empenhado na construção de uma sociedade livre, justa e solidária (artº 1º da Constituição)?

Quem é que falhou?

De quem é a culpa?

Da crise internacional?

Os portugueses andam cegos, imbecilizados que estão e que são, permanentemente, pelo discurso de quem se apoderou do Estado e dele tudo saca!

Estado esse suportado, maioritariamente e muito maioritariamente, pelos impostos de quem trabalha e nada tem e nem dignidade lhe é reconhecida.

A clivagem na sociedade portuguesa é mais do que evidente, é uma penosa realidade que já faz distribuir senhas de comida, pela Cáritas, quando outros se pavoneiam em maseratis e bentleys, quando conselhos de administração de empresas públicas gastam milhões apenas para trocar os carros topo de gama por outros ainda mais topo de gama.

Que tristeza.

Sobretudo quando nesta mesma sociedade há um rastilho de corrupção na ordem dos milhões de milhões de euros, que envolve sempre gente do poder ou ligada ao poder (PUDERA! é ali que está o dinheiro do Estado, de todos nós!).

Chegámos ao ponto de o cidadão já não se importar com a condenação (não apenas rumores ou acusações), com a condenação em juízo de pessoas que são candidatas a lugares públicos nos quais praticaram os factos e corrupção que motivaram a sua condenação.

E até afirmam que vao neles votar!

E até votam efectivamente neles, elegendo-os!

Apenas se pode concluir que Portugal tem o que merece.

Acho até que deveriam mudar a letra do hino nacional, a Portuguesa, para passar a ser assim:

HERÓIS DO NADA
POBRE POVO
NAÇÃO DORMENTE, IRREAL
LEVANTAI HOJE DE NOVO
A SENHA NA CÁRITAS DE PORTUGAL

ENTRE AS BRUMAS DA MEMÓRIA
Ó PÁTRIA SENTE-SE A VOZ
DOS TEUS EGRÉGIOS AVÓS
QUE HÃO-DE CULPAR-TE SEM GLÓRIA

ÀS ARMAS, ÀS ARMAS
SOBRE A TERRA, SOBRE O MAR
ÀS ARMAS, ÀS ARMAS
PELOS CORRUPTOS MARCHAR, MARCHAR!


2 comentários:

dasdivergenciaseconvergencias disse...

A culpa é do peso excessivo do Estado...

xavier ieri disse...

Pode ser...
Mas é concerteza culpa de um povo imbecilizado e órfão.
Qualquer ícone de meia tigela se lhes impõe como se de um salvador da pátria se tratasse