quarta-feira, setembro 30, 2009

UM NOVO HINO NACIONAL

Ouvi hoje na televisão que está em curso uma distribuição de senhas da Cáritas que podem depois ser trocadas por comida nos supermercados.

Lembro-me dos meus avós relatarem estes mesmos procedimentos de caridade, também pela Cáritas, nos tempos do Estado Novo, em plena época fascista e miserável.

Como é possível voltar-se ao mesmo, com trinta anos de um Estado que se diz democrático, baseado na dignidade da pessoa humana e que se diz empenhado na construção de uma sociedade livre, justa e solidária (artº 1º da Constituição)?

Quem é que falhou?

De quem é a culpa?

Da crise internacional?

Os portugueses andam cegos, imbecilizados que estão e que são, permanentemente, pelo discurso de quem se apoderou do Estado e dele tudo saca!

Estado esse suportado, maioritariamente e muito maioritariamente, pelos impostos de quem trabalha e nada tem e nem dignidade lhe é reconhecida.

A clivagem na sociedade portuguesa é mais do que evidente, é uma penosa realidade que já faz distribuir senhas de comida, pela Cáritas, quando outros se pavoneiam em maseratis e bentleys, quando conselhos de administração de empresas públicas gastam milhões apenas para trocar os carros topo de gama por outros ainda mais topo de gama.

Que tristeza.

Sobretudo quando nesta mesma sociedade há um rastilho de corrupção na ordem dos milhões de milhões de euros, que envolve sempre gente do poder ou ligada ao poder (PUDERA! é ali que está o dinheiro do Estado, de todos nós!).

Chegámos ao ponto de o cidadão já não se importar com a condenação (não apenas rumores ou acusações), com a condenação em juízo de pessoas que são candidatas a lugares públicos nos quais praticaram os factos e corrupção que motivaram a sua condenação.

E até afirmam que vao neles votar!

E até votam efectivamente neles, elegendo-os!

Apenas se pode concluir que Portugal tem o que merece.

Acho até que deveriam mudar a letra do hino nacional, a Portuguesa, para passar a ser assim:

HERÓIS DO NADA
POBRE POVO
NAÇÃO DORMENTE, IRREAL
LEVANTAI HOJE DE NOVO
A SENHA NA CÁRITAS DE PORTUGAL

ENTRE AS BRUMAS DA MEMÓRIA
Ó PÁTRIA SENTE-SE A VOZ
DOS TEUS EGRÉGIOS AVÓS
QUE HÃO-DE CULPAR-TE SEM GLÓRIA

ÀS ARMAS, ÀS ARMAS
SOBRE A TERRA, SOBRE O MAR
ÀS ARMAS, ÀS ARMAS
PELOS CORRUPTOS MARCHAR, MARCHAR!


terça-feira, setembro 29, 2009

CONTRIBUTO PARA UMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Com os principais órgãos políticos do país envolvidos em... num... não-se-sabe-bem-o-quê, há que especular, caso contrário embrutecemos.
O que é que Cavaco não disse, nem vai dizer, porque simplesmente não pode, nem pode prová-lo?
Isto:
O PS domina o país.
E fá-lo de uma forma subreptícia, insidiosa, manipulativa, propagandística e tirânica.
Mas fá-lo de uma forma tal que se torna indizível, indemonstrável ou, melhor dizendo, indemonstrável de uma forma imediata, clara e consequente.
É uma actuação no fio da navalha, num limbo amparado pela propaganda, pela habilidade política e pela retórica.
Hitler fez exactamente o mesmo: Com uma actuação e um discurso insidioso, manipulador e propagandístico, conseguiu dominar a consciência colectiva dos alemães e de cada um deles e condicionar a actuação dos dirigentes das outras nações.
Só com a invasão da Polónia a Europa acordou para o logro e começou a perceber finalmente quem era Hitler.
Com este Pinto de Sousa dito Sócrates passa-se, na minha opinião, exactamente o mesmo fenómeno.
Na justiça, sempre com um sorriso, criou os mecanismos de controlo das magistraturas, desde o controlo dos juízes, pela fragilização do seu estatuto social, pela introdução dos seus esbirros no Conselho Superior da Magistratura, até à fragilização das leis penais e processuais penais (Casa Pia jamais voltará a contecer).
O Ministério Público, sem meios e com prazos agora apertadíssimos, trabalha ingloriamente.
Na função pública, a forma das notações é hoje uma das formas de subjugação mais insidiosa que já existiu, com níveis de governamentalização das estruturas de chefia como nunca visto.
No controlo social, foi um atrás do outro a cair que nem tordos (por razões perfeitamente transparentes e sem qualquer intervenção governamental, CLARO!!!: José Eduardo Moniz TVI, pimba! Manuela Moura Guedes, pimba! José Manuel Fernandes (Público), pimba!
A criação de uma figura giratória (um secretário-bufo) de reporte directo ao Governo das matérias de polícia e de informação e inteligência (Casa Pia e processos de corrupção, jamé! ninguém será apanhado com as calças na mão, pois mal uma investigação se inicie o bufo logo dá conhecimento ao "chefe" e tudo será devidamente acautelado...).
Uma rede de operadores informáticos, disfarçados em blogues e outras instâncias informáticas, a disseminar e subverter a informação, a contra-informar e a fomentar a propaganda v.g., entre outros, o blogue corporações.
A forma sempre subversiva de actuar, espertalhona, evitando as verdadeiras questões e com um discurso desfasado da realidade, mas que se vai transformando na realidade ou numa realidade assente apenas no discurso e na crença patética que o mesmo induz junto de uma população imbecilizada. Exemplo: depois de perder a maioria absoluta, as primeiras palavras de Sócrates foram: "Esta foi uma vitória extraordinária. Digo bem: Extraordinária!".
Não foi.
O PS sai enfraquecido destas eleições, mas o discurso subverte esse resultado, lança a propaganda e a maioria imbecilizada come tudo como se marmelada fosse.
Não vem mal ao mundo pelas palavras sobre a dita vitória, mas serve para ilustrar que é este o estilo e a substância (nenhuma).
E como é que se "diz" tudo isto?
Como se denuncia?
Muito especialmente, como é que ao mais alto nível se desmonta uma estrutura destas, que colonizou o Estado ao ponto de, por vezes, ser até evidente que com ele se confunde?
Resposta: Missão impossível.
Resta um tipo de discurso que nada diz mas que deixa dito o suficiente para se poder perceber que há mais quem veja o que acabo aqui de deixar exarado.
Portugal tem vindo a ser refém dos partidos políticos, à vez.
Neste momento é refém do PS, que tomou o país de assalto e se prepara para, sempre em nome do progresso, colocar nas mãos dos grandes interesses, que certamente o suportam no poder e na sua conquista, uma grossa fatia de um bolo que os Portugueses actuais e sobretudo os vindouros hão-de pagar sabe-se lá com que dinheiero, pois que se prepara para gastar o que não se produz no país nem sequer o país tem capacidade para produzir.
Portugal está num atoleiro.
Oxalá não se afunde nestas águas turvas, nestas areias movediças.

segunda-feira, setembro 28, 2009

VITÓRIVITÓRVIRIATÓRIAVITÓTÓRIVITÓRIA

- Hey mén! tivestes a ver as eleições?

- yah! Já traminaram, meu!

- E atão quim é que ganhou?

- Todes, meu!

- Fosca-se! Todes! Todes nan pode ser, meu!

- Ah não?! Ah não?!!! Atão olha:
O PS diz ca foi uma vitória sxtrórdinária!
O CDS PP diz que foi espetaculáre, caté subiu dois... dois... dois coisos...
O bloco desquerda parece que ganhou tudo e tem mais do dobro daquilo tudo e ainda tem a Ana Drago e ó caneco!
O PCP qué CDU diz qué uma grande vitória dos trabalhadores...

-Yah, meu! Mas tásta esquecere do PSD, meu! Namedigas cusgajos tamém ganharam!?

-Yahhhh, meu! Quercedizere... eu nan sei, né... mas ca senhora tava toda sorridente, lá isso tava!

- Ah é!!? E ria de quê??

- Sei lá, meu... se calhar ria pra não chorare...

domingo, setembro 27, 2009

O ORÇAMENTO NACIONAL DEVE SER EQUILIBRADO.
AS DÍVIDAS PÚBLICAS DEVEM SER REDUZIDAS.
A ARROGÂNCIA DAS AUTORIDADES DEVE SER MODERADA E CONTROLADA.
OS PAGAMENTOS A GOVERNOS DEVEM SER REDUZIDOS.

SE A NAÇÃO NÃO QUISER IR À FALÊNCIA, AS PESSOAS DEVEM NOVAMENTE APRENDER A TRABALHAR,
EM VEZ DE VIVER POR CONTA PÚBLICA. *

*MARCUS TULLIUS, Roma, 55 a.C.

sábado, setembro 26, 2009

PILAS A PRIMEIRO-MINISTRO!!!

Se você ainda não encontrou o seu candidato vote no PILAS!

Ele é a única esperança!

O único que aumenta a população!

É duro!

Respeita as regras!

Não gosta de chatos!

A sua preocupação é ficar por dentro!

Conta com o apoio das mulheres!

As suas realizações aparecem após 9 meses!

É modesto, está sempre escondido!

Trabalha a qualquer hora do dia ou da noite!

Não é preguiçoso, levanta-se apenas com o pensamento!

É pobre, vive pendurado!

Chora de prazer quando trabalha!

É honesto: É o único que entra cheio e sai vazio!

Desportista, joga com duas bolas!

Só fica preguiçoso após o trabalho!

É educado: Quando vê uma mulher, levanta-se!

Não é traiçoeiro, mas à vezes ataca por trás!*


*recebido por sms, de autor ignorado

sexta-feira, setembro 25, 2009

E AGORA????????

O QUE FAZER COM O MEU VOTO?

O votante ingénuo: Eu vou votar no Partido P porque de facto tem uma linha ideológica social democrata, tem uma estratégia para o país, tem pessoas muito competentes e eu não tenho dúvidas que Portugal vai tornar-se um país de primeira linha.

O votante cassete: Voto no Partido X! É um partido com valores, luta contra o grande capital, é pelo sindicalismo e sempre a favor dos trabalhadores!

O votante científico: Atendendo à globalização em curso e tendo em conta o jogo das forças geo-estratégicas globais, eu diria que ou nos associamos ao main stream e apanhamos a alta velocidade da economia ou nos afundamos nas tramas intestinas e de baixos horizontes. Por isso, só o Partido Y é capaz de gerir o país em direcção ao futuro!

O votante calculista: No Sábado é queu decido. É que hoje à noite é que se vai saber quem é o novo director do meu departamento... e eu primeiro preciso de saber de que partido équêlé! Porquisto, pá, uma mão lava a outra...

O votante remunerado: Pois eu cá vou votar naquele... o do coiso... é pá... aquele do outro dia... aqueles quinté vieram aqui ao bairro e trouxeram esferográficas que nos deram! Oh oh!

O votante distraído: Eleições? O Luis Filipe Vieira caiu?

O votante nulo: Eu vou lá, pá! É queu vou lá mêmo pôr o meu voto! Mas desta vez vou fazer uns cornos à manuel pinho!

O vontante em branco: Voto! Claro! Mas se todos votassem como eu fazia-se uma... revolução branca! Queria ver a cara deles se todos os votos fossem em branco!

O abstencionista: Para esta palhaçada, pá, não contem comigo!

O não votante: Vão bardamerda, pá!

Ti Anafrásia de Alcagoitas do Adro: O quê, sxenhor!? Sx'eu boto? 'pérâí queu bou préguntar ó mê home. Ó Chico, Chiiico! Eu costumo botar?

Ti Chico da Anafrásia: Não filha... tu inda adromeces primêro quieu!


quinta-feira, setembro 24, 2009

RETRATO A LA MINUTE II

Da forma mais improvável, é certo, mas consegui reunir em mesa redonda os mesmos tipos cá do burgo.
Desta feita, sem a "beberagem da verdade" misturada no café.
O mote da conversa, entretanto, mudou: PS acima do PSD!
Eis as mesmas classes, os mesmos tipos e os comentários:

CLASSE DOS CHICO-ESPERTOS:

- Tipo da alta roda: Olhe, é como lhe disse: A mim tanto se me dá. Dinheiro é poder e o poder não tem cor política, percebe? Eu mando, eles executam! Eu pago, eles licenciam as obras que eu pretendo, licenciam o abate das árvores que estorvam, adjudicam-me as obras públicas que me interessam... percebe? Aliás, é sempre muito prometedor poder operar com gente que percebe da poda...

- Tipo da classe média com emprego: Só poderia ser assim! Não fosse a crise internacional e Portugal estaria agora... ui... sabe-se lá!... é que o Governo tem feito um enooorme esforço e só a gentinha do costume é que não o reconhece! Gente que só sabe dizer mal e viver à custa do Estado, claro...

- Tipo da classe média sem emprego: É pá... quer-se dizer... bem vistas as coisas... vamos lá a ver... eu não tenho nada contra os socialistas... até acho que a crise internacional é que não os deixou fazer melhor, né! Eu tive um bocado de azar, mas agora já tou a receber do fundo de desemprego ou lá o que é... e... prontos, pá! temos que ser uns prós outros...

CLASSE DOS ASPIRANTES A CHICO-ESPERTOS

- Classe baixa: O PS já tá à frente? Eu sempre disse que era preciso era um gajo assim comó Salazar, pá, cheio de gana e com eles no sítio, pá!

- Classe baixíssima: PS à frente? Será que vai ganhare? É pá... isto é preciso é oprtenidades pá... queu já tou farto de andare ó cartão pá...

DESCLASSIFICADOS

- Paupérrimos: Olhe meu sxenhor, a gente lá na aldêa nã quer xaber de pelítica... eu qando sxaio da nha'ldêa inté fico tonta... parecxe outro mundo! de modes camim nã mintressxa e prontes, ca gente nã vê televijão purcagente tamém nã tem luz, né e atão olhe... é assxim... é a bida...

- Sem Abrigo: PS à frente? É pá... vou mudar-me ali pró portão do ministério das obras públicas, porquaquilo parece que vai tar muito concorrido... Olha aí... alguém tem aí um euro que mempreste? yah! Fixe!

domingo, setembro 20, 2009

RETRATO A LA MINUTE I

Convidei para uma mesa redonda uns quantos tipos cá do burgo.
Sem que eles soubessem (OK, processem-me!) dei-lhes uma "beberagem da verdade" misturada no café.
Eis o mote da conversa: PSD e PS empatados!
Eis as classes, os tipos e os comentários:


CLASSE DOS CHICO-ESPERTOS:

- Tipo da alta roda: Olhe, a mim tanto se me dá. Dinheiro é poder e o poder não tem cor política, percebe? Eu mando, eles executam! Eu pago, eles licenciam as obras que eu pretendo, licenciam o abate das árvores que estorvam, adjudicam-me as obras públicas que me interessam... percebe?

- Tipo da classe média com emprego: O país não está tão mal como dizem alguns, sabe. O Governo tem feito um enooorme esforço e há alguns que não querem ver isso. São uns alarmistas, percebe?, gente que só sabe dizer mal. Vão mas é trabalhar e deixem-se de viver à custa do Estado!

- Tipo da classe média sem emprego: A culpa disto tudo é dos socialistas, ou melhor, dos xuxialistas! Governam só para alguns! isto é só compradio e quem não tem um bom padrinho está quilhado, pá!

CLASSE DOS ASPIRANTES A CHICO-ESPERTOS

- Classe baixa: Empatades?! É tudo a mêma merda, pá! Vão mazé trabalhare!

- Classe baixíssima: Eu dôlhes o empate! Uma pazada plus cornes abaixo é que é! Alevanta-se um gajo às quatre da matina pra ir ó cartão por essas ruas afora, pá, porquisto nãhá empregues, pá, nãhá nada, pá...

DESCLASSIFICADOS

- Paupérrimos: Olhe, a gente lá na aldêa nã quer xaber de pelítica, a gente assxemeia as batatitas e umas coubes pa fazer o caldito e prontes, ca gente nã vê televijão purcagente tamém nã tem luz, né e atão olhe... é assxim... é a bida...

- Sem Abrigo: Empatados? E depois? Meu amigo, eu sou engenheiro, percebeu? Enge-nheiro! E não fiz exames por fax, percebeu? Ser sem abrigo é opção minha, percebeu? E sabe porquê, hã? Precisamente por causa disso! Não tou prózaturar, pá! Nem a eles nem a filho de puta nenhum! Puta que os pariu, pá! Vão bardamerda, pá! Olha... alguém tem aí um euro que mempreste? yah! Fixe!

sábado, setembro 19, 2009

AULA DE QUÍMICA

DISSOLUÇÃO vs SOLUÇÃO


Qual é a diferença entre uma dissolução e uma solução?

Uma dissolução seria meter um político num tanque de ácido para que se dissolva.

Uma solução seria metê-los a todos.

sexta-feira, setembro 11, 2009

O SEGREDO DO DEMAGOGO É FAZER-SE PASSAR POR TÃO ESTÚPIDO QUANTO A SUA PLATEIA

PARA QUE ESTA IMAGINE SER TÃO ESPERTA QUANTO ELE.*

*Karl Kraus

quarta-feira, setembro 02, 2009

CUIDADO!

O politicamente correcto é uma forma de hipocrisia.
Públicas virtudes e privados vícios, é o que é.

O politicamente correcto acaba por ser um lápis azul auto manejado, uma forma de auto censura.

Estou cansado do politicamente correcto.

Se um filho-de-puta é um filho-de puta porque não dizê-lo?

O meu avô também não era alinhado no politicamente correcto.
E dizia-me: "Olha meu filho: Fica atento! Tem cuidado com os filhos-de-puta!"

Nunca noutras eleições, como nestas legislativas, estive tão atento e com tantos cuidados!