domingo, junho 13, 2010

NATUREZA HUMANA OU ACULTURAÇÃO DO CHICO-ESPERTISMO NUMA TERRA DE CEGOS?

Haverá a possibilidade de a sociedade portuguesa e, nela, cada um de nós tomar consciência de que a via de solução para o país é, desde logo, ter cidadãos axiologicamente orientados à vivência em sociedade, ter pessoas melhor formadas, com verdadeiros e reais valores humanos e civilizacionais?

Não creio, pelo menos a curto e médio prazo.

A razão é óbvia: É trabalho de gerações.

E mesmo aí, só haverá resultados a longo prazo no caso de alguém, por exemplo as famílias (cada família) e a escola (o poder político) tomar a decisão de mudar o paradigma da educação pública.

No entanto, mesmo nesse cenário mais alargado, tal solução não vingará.

Como já anteriormente disse, a tendência será, estou convencido, a de ir vivendo iludindo a vida, com uma chico-espertice aqui, um desenrascanço ali...

Mas essa não me parece a melhor forma de transformar o país num país de alguma felicidade colectiva, de oportunidades para todos e de repartição dos encargos e dos rendimentos de uma forma justa e equilibrada.


Todavia, que outra solução existe?

Não podemos contar com a classe política e dos interesses subterrâneos qu estes representam, pois eles são não apenas parte do problema, mas essencialmente O PROBLEMA!!!

Esta GENTALHA pretende apenas colocar um país inteiro a trabalhar para um pequeno grupo do qual emergem e para o qual voltam depois do assalto à coisa pública.

Estaremos condenados à chico-espertice e ao desenrascanço como modus vivendi?

A sociedade civil terá de reagir e, nela, serão os jovens a dizer a primeira e a última palavra.

A questão é "como fazê-lo?"

Creio que ninguém sabe.

Mas se houver massa crítica suficiente para tal, todos o saberão num dado
momento.

É essa a nossa última esperança.

Sem comentários: